Estação Santo André da CPTM recebe campanha de conscientização

Por Portal Opinião Pública 22/02/2024 - 10:58 hs
Foto: Wikipedia / Reprodução

Foi iniciada, nesta segunda-feira (19) na estação Santo André da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), uma campanha para alertar a população sobre os cuidados para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikunguya e zika. A ação está prevista para seguir até o dia 19 de março.

Das 9h às 17h, durante os dias úteis, os passageiros que estiverem circulando pela estação vão receber orientações de agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André, que farão a distribuição de folhetos com dicas para eliminação de foco de criadouros dos mosquitos, informações sobre como identificar os sintomas da doença e orientação para procurar o serviço de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É um inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por: Dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosa e irritabilidade.